Na quarta (8/6) e quinta-feira (9/6), estudantes das escolas municipais José Lucas Filho e Professor Geraldo Basílio Ramos, participaram da solenidade de Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd. A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, participou duas cerimônias, representando a prefeita Marília Campos.
O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG como um ato institucional de prevenção às drogas e à violência. O projeto consiste num esforço cooperativo entre os estudantes, as famílias e os militares, visando preparar crianças e adolescentes para escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas.
Tanto na escola José Lucas Filho quanto na Professor Geraldo Basílio Ramos, o programa foi desenvolvido para os estudantes do 5º ano que, por meio de atividades educacionais, realizadas em sala de aula, foram estimulados a desenvolver habilidades de resistência e estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, capazes de resistirem à oferta de droga e ao apelo da violência. Uma dessas atividades foi a produção de uma redação baseada na experiência deles com o Proerd e os alunos destaques foram premiados na solenidade.
Para a secretária Viviane França, o projeto é um importante aliado do processo educacional. “Hoje, vocês, formandos do 5º ano, são os protagonistas dessa história. Vocês saem daqui com a oportunidade e a possibilidade de serem multiplicadores de boas escolhas. Vocês são responsáveis pelas suas ações. Então, respeitar o colega, respeitar o pai, estudar e dizer não ao que lhe faz mal permitirá a vocês fazerem voos maiores e a construir um ambiente saudável e seguro ", destacou a secretária, parabenizando a todos os envolvidos no projeto.
Durante a solenidade, os professores e os instrutores do programa foram homenageados e, ao final, os formandos do 5º ano receberam os certificados, símbolo da construção do conhecimento produzido ao longo do primeiro semestre.